Generalidade

generalidade-150x150Um sistema informatizado deve ter generalidade suficiente para atender todas as especificidades de cada modalidade de serviço oferecido. Esta é a principal razão pela qual se torna inviável para um psicólogo utilizar sistemas de saúde baseados na lógica médica. Não se iluda com a possibilidade de comprar ou contratar um serviço de uma empresa que te oferece um produto originalmente desenvolvidos para médicos. Também será inviável para a empresa de tecnologia realizar as adaptações requeridas pois seria necessário alterar muitos elementos da lógica de funcionamento do sistema.

O GestorPsi foi criado e projetado para atender todos os tipos de estabelecimentos de psicologia, sejam estes da área clínica ou não. Este é o principal diferencial em relação aos sistemas de prontuários eletrônicos da área da saúde, que foram desenvolvidos baseados em uma lógica profissional-paciente e não em profissional-serviço-cliente.

Um sistema desenvolvido para todas as áreas da psicologia: clínica, escolar, esporte, forense, jurídica, neuropsicologia, organizacional e do trabalho, psicomotricidade, saúde, hospitalar, social e trânsito.
Um sistema que permite também adaptações e inclusões de outras práticas relacionadas: psiquiatria, nutrição, assistência social, fonoaudiologia, pedagogia, terapia ocupacional, medicina e enfermagem. Também possui recursos de controle de acesso de acordo com a hierarquia organizacional e profissional. Assim, você controla as informações confidenciais dos seus clientes e disponibiliza cadastros e agendamentos para suas secretárias.

Permite o acesso também ao seu cliente, para que este recupere seu prontuário e também possa se comunicar com você de forma conveniente, legal e segura.

Além disso, os cadastros de dados do sistema estão baseados em órgãos oficiais como o CBO (Classificação Brasileira de Ocupação), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) o que padroniza todas as informações cadastradas.

Entidades do sistema

 

entidades

O GestorPsi é organizado da seguinte maneira:

  • Estabelecimentos: O psicólogo autônomo ou a pessoa jurídica que presta os serviços profissionais;
  • Locais: Os locais nos quais os serviços acontecem, que podem ser dentro do estabelecimento ou externos (hospitais, escolas, empresas, comunidade, etc)
  • Salas: As salas de atendimento ou equivalente onde os serviços são prestados;
  • Equipamentos: O material técnico utilizado na prestação de serviços, como testes psicológicos, brinquedos, câmeras, gravadores, etc
  • Serviços: as informações e funcionamento dos serviços oferecidos de diferentes modalidades (individual, grupo, família, etc)
  • Usuários: As pessoas que utilizam o sistema, os profissionais, funcionários e clientes.
  • Agenda: Os horários marcados em um local, sala, com um ou mais clientes vinculados a um serviço e com atribuição de um ou mais profissionais.
  • Faturas: Lançamentos dos pagamentos realizados pelos clientes, vinculado a convênios e serviços prestados.
  • Relatórios: Listagens e agrupamentos de informações sobre admissões, inscrições, agendamentos e faturamentos.

Fluxos de funcionamento:

processos_new

 

A partir de todos os estudos e pesquisas realizados durante o desenvolvimento do projeto foi possível chegar a um fluxo de funcionamento que é genérico o suficiente para todas as áreas de psicologia e ao mesmo tempo atender a maioria de suas especificidades.

Os pontos principais do fluxo são:

  • Admissão: é o cadastro inicial do cliente no sistema onde são preenchidas suas informações. Uma vez cadastrado o cliente permanecerá no sistema em definitivo;
  • Inscrição: é a inscrição do cliente em um dos serviços oferecidos. Na inscrição também é escolhido um ou mais profissionais vinculados;
  • Fila de espera: caso o serviço não tenha disponibilidade para agendamento de atendimentos o cliente poderá ir para a fila de espera e a qualquer momento ser retirado dela;
  • Atendimento:  O agendamento e confirmação do atendimento marcado.
  • Encaminhamento Interno: Uma nova inscrição realizada a partir do encaminhamento de um serviço que o cliente já está inscrito.
  • Desligamento: O desligamento de uma inscrição que pode ser feito a qualquer momento. O cliente poderá ser inscrito em outros ou no mesmo serviço posteriormente se necessário.
  • Desativar: Arquivar o prontuário quando a prestação de serviços foi finalizada em definitivo. Posteriormente o registro poderá ser novamente ativado e o fluxo se inicia do zero.
  • Fatura: O registro dos pagamentos realizados pelos clientes que podem ser lançados a cada evento, período ou pacote de eventos.

A qualquer momento deste fluxo é possível imprimir um relatório do cliente no qual constarão todas as informações preenchidas até então. Este fluxo também permite que o mesmo cliente esteja vinculado a diferentes serviços ao mesmo tempo.