Como usar

Após criar a conta do seu estabelecimento no GestorPsi, efetuar o pagamento da inscrição e ter sua conta aprovada, os próximos passos são:

  • Preencher o cadastro do seu estabelecimento;
  • Cadastrar salas e os locais (e suas salas) onde os serviços são prestados;
  • Cadastrar os equipamentos utilizados na prática profissional;
  • Cadastrar os profissionais, estagiários e funcionários do estabelecimento;
  • Criar os usuários (logins) para os profissionais que forem utilizar o sistema;
  • Cadastrar os contatos externos (parceiros, fontes e destino de encaminhamentos, etc); e
  • Cadastrar os serviços prestados no estabelecimento.

Após estes passos deve-se cadastrar os clientes dos serviços. Em geral o processo é feito da seguinte maneira:

  1. Cadastra-se o cliente e preenche os dados de admissão;
  2. Inscreve o cliente em um dos serviços, escolhendo o profissional que atenderá o cliente;
  3. Marca o atendimento na agenda;
  4. Confirma o atendimento na agenda ou desmarca o atendimento (a confirmação é feita quando o atendimento se inicia ou já foi realizado);
  5. O profissional preenche o atendimento, diagnóstico e/ou problema (informações técnicas e não acessíveis aos funcionários);
  6. Novos atendimentos são agendados até o final da prestação de serviços quando é feito o desligamento do serviço;
  7. Se necessário é gerado relatório impresso para arquivamento físico com assinaturas dos responsáveis;
  8. Desativa o registro do cliente.

Sistema de Permissões do GestorPsi: 

O GestorPsi possui um sistema de permissões de acesso bastante simples mas muito eficiente e preciso. Após o cadastro de um profissional, estagiário ou funcionário é possível cadastrar um usuário (login) para esta pessoa. Este usuário poderá receber as seguintes permissões de acesso:

Administrador:* Leitura e Escrita: Cadastro do Estabelecimento, Locais, Equipamentos, Usuários, Profissionais, Estagiários, Funcionários, Contatos e Agenda
* Leitura e Escrita: Cadastro de Clientes
* Leitura e Escrita: Prontuários
Secretária:* Leitura e Escrita: Cadastro do Estabelecimento, Locais, Equipamentos, Usuários, Profissionais, Estagiários, Funcionários, Contatos e Agenda
* Leitura e Escrita: Cadastro de Clientes
* Sem acesso: Prontuários .
Profissional* Leitura: Cadastro do Estabelecimento, Locais, Equipamentos, Usuários, Profissionais, Estagiários, Funcionários, e Agenda
* Leitura e Escrita: Contatos, Cadastro de Clientes (apenas vinculados ao profissional)
* Leitura e Escrita: Prontuários (apenas dos clientes vinculados ao profissional)
* Sem acesso: Cadastro de Clientes (não vinculados ao profissional)
* Sem acesso: Prontuários (não vinculados ao profissional)
Profissional responsável por serviços: Quando selecionado como responsável por serviços o profissional também terá acesso Leitura e Escrita a todos os prontuários e clientes inscritos nos serviços que ele é responsável.
Estagiário* Leitura: Cadastro do Estabelecimento, Locais, Equipamentos, Usuários, Profissionais, Estagiários, Funcionários, Contatos e Agenda
* Leitura: Contatos, Cadastro de Clientes (apenas vinculados ao profissional)
* Leitura e Escrita: Prontuários (apenas dos clientes vinculados ao estagiário)
* Sem acesso: Cadastro de Clientes (não vinculados ao estagiário)
* Sem acesso: Prontuários (não vinculados ao estagiário)

É importante observar que o sistema de permissões é relacionado ao papel da pessoa na organização e independente do “rótulo” desta pessoa, ou seja, um profissional formado pode receber um papel de estagiário no sistema, um aluno poderá receber um papel de profissional e um profissional pode receber um papel de administrador do sistema. Isto irá depender das regras e normas de funcionamento da organização.

Funcionamento básico para profissionais autônomos:

Se o profissional não trabalhar com secretária será o próprio profissional que fará todos os registros no sistema. Ele será o único profissional cadastrado e estará vinculado a todos os serviços prestados. O profissional utilizará o sistema com o papel de “administrador do sistema”.

Caso trabalhe com secretária a mesma poderá efetuar todos os registros dos clientes, inscrições, agendamentos, confirmações de agendamentos e desligamentos. O profissional deverá fazer os registros de atendimento, diagnóstico e problemas.

Funcionamento básico para estabelecimentos com vários profissionais públicos e/ou privados:

Funciona de maneira similar ao processo do profissional autônomo, porém são vários profissionais cadastrados, cada um deles vinculado aos serviços que presta aos clientes.

Um destes profissionais ficará com o papel de “administrador do sistema/responsável técnico”. Os serviços deverão ter um profissional responsável que pode ser o “responsável técnico” ou outro profissional.

Os profissionais irão visualizar apenas os clientes que estão vinculados a eles e se houver secretária a mesma irá visualizar todos os registros menos os dados do prontuário técnico (atendimento, diagnósticos e problemas).

Funcionamento básico para serviços escolas:

No caso destes estabelecimentos o coordenador do serviço escola deverá figurar como “administrador do sistema/responsável técnico”. Outros “administradores do sistema” poderão ser adicionados opcionalmente.

Os estágios são cadastrados como serviços e os supervisores como responsáveis pelos serviços. Os estagiários e/ou profissionais de pós graduação são cadastrados e vinculados aos estágios. Estes poderão receber permissões de profissionais ou estagiários, a critério da instituição.

Como profissionais poderão ter acesso aos clientes atendidos, podendo efetuar agendamentos, novas inscrições, desligamentos e preenchimento de prontuário técnico.

Se receberem permissões de estagiários poderão apenas visualizar seus clientes (sem efetuar agendamentos, inscrições e desligamentos). Poderão preencher prontuário técnico (atendimento, diagnóstico e problemas)

Os agendamentos, inscrições e desligamentos poderão ser realizados pelo supervisor do estágio ou pela secretária, a critério da instituição.

Ao final do semestre/ano, depois de efetuar o desligamento e encaminhamento de todos clientes, os estágios são desativados (caso não se repitam no semestre/ano seguinte), os estagiários são desativados e tem seu login deletado (caso tenham concluído as atividades discentes). No semestre/ano seguinte são ativados ou cadastrados os novos estágios, os novos estagiários e atualização da lista de supervisores.

Serviços escola são os ambientes mais complexos na prestação de serviços em psicologia, por isso é recomendado que exista pelo menos uma pessoa que tenha maior conhecimento no funcionamento do GestorPsi para poder orientar os outros usuários.

Num modelo em que as secretárias realizem os agendamentos, inscrições e desligamentos e que os estagiários realizem o preenchimento dos prontuários técnicos, o supervisor responsável deverá apenas acompanhar o processo seja via sistema seja via relatório impresso do cliente. O GestorPsi diminui consideravelmente o trabalho operacional em ambientes de serviços escola.

Para instruções mais detalhadas e avançadas consulte o manual do sistema (que também fica disponível sob o link ajuda no GestorPsi)